Vietnam
2018-09-26
No décimo quinto dia do oitavo mês no calendário lunar, comemora-se no Vietnam o festival da Lua ou festival de meados do outono. Tal festa tem origem na tradição chinesa, e é também um dia das crianças para o povo vietnamita. Existem várias lendas a respeito das origens do festival.
Uma versão conta que havia no céu 10 sóis que atormentavam a terra com o calor, certa vez um arqueiro derrubou nove deles tornando-se um herói. A ele foi oferecido um elixir da vida eterna, mas como amava muito sua esposa, decidiu permanecer mortal e viver ao seu lado. Em ocasião de ausência do herói, um de seus alunos forçou sua esposa a lhe entregar a dádiva, mas sua esposa irritada recusou-se e flutuou até a lua. O herói passou então a fazer oferendas a sua esposa.
Nas ruas, crianças acompanhadas de suas mães, desfilam carregando suas lanternas. Muitas lanternas perderam seu formato tradicional, imitam agora bichos, ou personagens de desenhos animados.
No interior da lanterna, vai uma pequena velinha. A criança caminha alegre pelas ruas mal iluminadas, de mãos dadas à mãe. De repente o soar de pratos chineses e a peculiar batida do tambor: Um leão interage com o público entre as ruelas da cidade. Estes grupos folclóricos, profissionais da dança do leão, muitas vezes não possuem ligação com academias de kung fu, percorrem as ruas oferecendo sua performance ou são chamados. Sendo-lhes oferecida uma quantia, o grupo sai às ruas até a casa da família que o patrocinou, o Leão brinca com o seu público, enquanto um Bobo faz palhaçadas. Este é um homem vestindo uma máscara de papel marche, sua roupa cheia de enchimento, parece uma mulher de meia idade desajeitada, com um leque na mão.
É também tempo de bolo da Lua, uma iguaria também de origem chinesa, muito apreciada pelo povo.
Em Ho Chi Minh, muitas pessoas vão para a “Rua das lanternas” no bairro chinês de Cho Lon. O comércio se ilumina com variedades de lanternas. Encontram-se também vários brinquedos infantis, como um pequeno tamborinho (semelhante ao japonês).