Bússola

por

Vietnam

2018-09-26

Um dia decidi fazer uma viajem de bicicleta, e para tanto decidi checar o preço de uma mountainbike usada. Chegando na loja de artigos usados, verifiquei que o preço havia subido 150%, mas acabei comprando uma bomba de pneu e um óculos para proteger a vista contra a poeira. Precisando também de uma bússola, após 5 minutos tentando explicar o que queria me utilizando de sucata e linguagem corporal, o dono do estabelecimento entrou em um estreito corredor entre pilhas de sucata e voltou com uma bússola na mão. O instrumento era verde, de metal e possuía inscrições em inglês além de uma régua. Logo notei que estava completamente desregulada, o que justifica o seu preço de apenas 1 real. Voltando para casa não pude deixar de checar minha desconfiança na internet: Aquela era uma legítima bússola do Exercito Americano usada durante a guerra na década de 60! Mal sabia eu que estava com muita sorte por não ter levado aquele objeto para casa. Acabei encontrando o seguinte trecho em um site americano:

“The thinking was that by that time the 12 year half life of the radioactive tritium was past and wasn’t particularly dangerous, particularly if the compass wasn’t taken apart.”

(O que se justifica pois naquele período, passada a vida de 12 anos do trítio radioativo, não seria particularmente perigoso, especialmente se a bússola não fosse desmontada. “