Motocicletas!!! Um guia prático

por

Vietnam

2018-10-12

No Vietnam existem cerca de 37 milhões de motocicletas registradas, e um número muito inferior de carros, já que não existe produção nacional, as taxas de importação chegam de 100% a 200%.w
Existe um transporte público feito por ônibus, e muitos táxis como opção de transporte, mas o principal veículo é a moto, que tornou-se um símbolo do Vietnam.

Tendo morado alguns 6 meses em Saigon, decidi comprar minha motocicleta. O irmão mais velho do meu amigo me levou então a uma oficina do seu mecânico de confiança, no bairro Tân Phú.
Ele estava reformando uma Honda Dream, um modelo da decada de 80, semiautomatica. Fui buscá-la algumas semanas mais tarde quando ficou pronta, paguei 200 dólares. Recebi em mãos a documentação da moto, que estava no nome de algum dono anterior.
A partir de entao, comecei um periodo intenso de estudos e pratica para aprender a dirigir em Saigon.

Confesso que não sei por onde começar!
Muito do que eu já sabia como ciclista em saigon me foi útil, porque mesmo o motorista mais experiente estará perdido.

Como Dirigir no vietnam

Equipamentos de seguranca

Capacete
Compre um bom capacete, que possua uma proteção lateral para o seu rosto e uma viseira, é importante proteger a sua vista.

Mascara
Compre uma máscara de pano, e se possível uma máscara com um filtro em lojas de construção. O ideal é uma máscara importada, com filtro para poluição.
Se você pretende dirigir diariamente, além da poeira, saiba que a poluição é coisa séria, imagine o estrago que a exposição diária a toda aquela fumaceira pode fazer a sua saúde. Por tanto faça como seu amigo vietnamita, e compre uma boa máscara.
O site do consulado americana divulga os níveis de poluição diariamente, confira:
https://aqicn.org/city/vietnam/ho-chi-minh-city/us-consulate/

Capa de chuva
Compre uma boa capa de chuva, ela será vital, principalmente no período das monções. Mantenha-a sempre bem dobrada em algum compartimento, longe de água ou sol.
Existem modelos de diferentes tamanhos, que podem ser comprados em camelôs ou em supermercados.

Kit de ferramentas básicas (opcional)
Se você entende o básico de mecânica ou alguma coisa de reparos, vale a pena ter um pequeno kit de chaves sempre a mão, nem que seja para apertar um parafuso.

Agasalho leve (opcional)
Dirigindo diariamente,você estara exposto constantemente ao sol. O povo está acostumado a proteger-se do sol, com agasalhos leves.

Trancas e travas de seguranca
Podem ser úteis para você guardar sua moto em casa ou em lugares desertos, mas jamais tranque o quadro de sua moto em um estacionamento, já que os funcionários muitas vezes precisam mover o seu veículo.

Escolhendo uma moto

Meus amigos vietnamitas me recomendaram a nunca comprar modelos chineses ou cópias chinesas (a não ser as cópias anteriores a 1990).
Não vou entrar em detalhes quanto a motos usadas, mas tome cuidado com a loja e vá sempre acompanhado de uma amigo vietnamita, para evitar malandragens.
A escolha da moto vai depender de suas necessidades. Uma moto automática pode ser bem fácil de dirigir, mas consome bastante gasolina.
Um modelo mais clássico e manual bebe menos, mas é mais complicado para iniciantes, e pode ser bem chato de dirigir em grandes centros urbanos, ja que voce tera que para o tempo todo. Pense também se você precisa de um bagageiro.
Lembre-se que e necessario uma licenca especial para motos acima de 175cc.
Verifique se sua moto possui um bom espelho retrovisor.

Carteira de motorista

Existem duas maneiras de obter uma licença, você pode validar a sua carteira estrangeira, ou você pode tirar uma carteira no Vietnam. Este último processo requer conhecimento da língua.
Para informações completas acesse o link.

Nao serei hipócrita, boa parte dos estrangeiros, turistas ou expatriados, dirigem sem carteira, e estão acostumados a pagar propina.
Sem uma carteira, o seguro de saúde não cobrirá as suas despesas em caso de acidente. Ande sempre com sua carteira de motorista e o documento da moto.

Documento da moto.

Mentalidade e comportamento

Como Brasileiros, ou mesmo como ocidentais, estamos acostumados a um trânsito muito mais regrado, lógico e ordeiro.
Quando passava minhas ferias no Brasil, tinha a impressão de estar em um país Europeu, devido ao contraste da educação dos motoristas.

O código de trânsito possui algumas regras parecidas com o Brasil, mas na prática pouco respeitadas.
O vietnam modernizou-se muito recentemente, por tanto a noção de regulamentações e formalidade ainda não foi assimilada pela população.
A maior parte dos motoristas vietnamitas passou por uma auto escola, mas sua noção entre prática e formalidade são diferentes da nossa: O Vietnã existem muitas regras não escritas, convenções. Vale dizer que no Vietnam não existe uma cultura de pedestre, as pessoas não gostam de andar,
pois estão acostumadas a pilotar motos. Sendo a educação do pedestre o cerne da educação de trânsito e a base para o respeito e o entendimento das regras, não espere reações muito lógicas, o motorista vietnamita reage quase instintivamente e não premeditadamente.
O vietnamita medio, não esta preocupado com o que acontece a 30 metros a sua frente, mas se preocupa apenas com os 3 metros imediatos. Isto se deve a alta densidade de veículos e a baixa velocidade média do trânsito. Nao dirigem preocupados com os arredores ou mesmo com o que acontece atrás, poucos usam o espelho retrovisor.
A regra geral seguida é não bater no veículo da frente, e não dirigir de maneira brusca, para não prejudicar o motorista de trás.

Cultura

O trânsito do Vietnam é agressivo e possui poucos exemplos de gentilezas, como dar a sua vez.
A noção de espaço do povo vietnamita é muito diferente da nossa. Fomos criados em um país com muito espaço, não só físico, mas um espaço individual.
Possuímos uma cultura mais individualista quanto a isto, não gostamos que alguém nos invada, assim como nos esforçamos para não invadir o espaço do outro.
No Vietnam é diferente, num país com quase metade da população brasileira e uma área um pouco maior que o estado do paraná, o povo foi criado sem esta noção
de privacidade ocidental. Estão acostumados a dividir seu espaço com muitas pessoas, não se incomodam com muito barulho.
O Vietnam passou por quase 100 anos de constante caos político, conflitos e guerras, o povo passou por muitas privações e sofreu com a fome.
Até 20 anos atrás, muitas famílias ainda sofriam para poder comer. Fora o fato de que poucas pessoas das gerações mais velhas possuem um bom nível de instrução, e vem de uma cultura rural. Com um passado recente como este, o povo se acostumou a ter que se impor demasiadamente para obter suas necessidades.

Portanto seja paciente e gentil, e compreenda que ninguém está fazendo por mal. Não perca tempo com brigas, sorria, perdoe e peça desculpas se você errar.
A princípio podem parecer grosseiros mas se você entender isto, perceberá que ninguém está incomodando ninguém, e existe uma certa harmonia dentro do sistema deles.
Tente alcançar um meio termo no seu estilo de direção, procure entender as convenções não escritas, e se adapte a elas. Procure ser cauteloso e diligente,
mas versatil. Um dos piores erros que se pode cometer é tentar dirigir como se dirigia em seu lugar de origem, vai acabar causando um acidente de trânsito.

O clube do motoqueiro

Não importa em que lugar se está no mundo, existe um código de honra entre os motociclistas, um pacto não escrito, não falado, de ajuda mútua.
No Vietnam, se voce cair, nao sera diferente. Muitas pessoas vão parar para te ajudar.

Algumas regras não escritas

  • Buzine, não tenha medo, aqui não é falta de educação;
  • Se você está parado no sinal, pode entrar a direita em alguns casos;
  • Algumas pessoas andam na contramão no acostamento, bem devagar. Fique atento;
  • Ande sempre nas faixas da direita, reservadas as motos, evite se misturar a carros e jamais ande com ônibus e caminhões;
  • Para entrar a esquerda voce tera que se impor, ninguem vai te dar a vez. Como o trânsito está sempre denso, e lento, será como andar a pé em uma multidão;
  • Você também precisará atravessar uma rua de moto algumas vezes. Faça-o lentamente na diagonal, e buzine bastante, o processo é semelhante a atravessar uma rua a pé;

Algumas Leis obvias

  • Uso obrigatorio de capacete;
  • Tolerancia zero a motoristas alcolizados;
  • Numero maximo de passageiros: 2;
  • Limite de velocidade em áreas urbanas é de 40km/h e 60km/h em estradas (fique atento pois o limite pode ser menor em algumas áreas);

Algumas barberagens comuns:

O funil da morte

Muitas vezes um veículo longo (pesado e perigoso) como um caminhão ou um ônibus, precisa fazer uma curva e isto acaba fechado o espaço da pista aos poucos.
Ao invés de esperar, a maioria dos motociclistas acaba tentando ultrapassar o caminhão até o espaço fechar completamente.

Ultrapassagens desnecessárias

Já fui cortado por pessoas em alta velocidade em situações onde não havia ninguém por perto, o motorista podia simplesmente ter passado reto. Ate hoje nao entendi o porque do cara ter se dado o trabalho de me cortar.
Já quase sofri acidentes quando estava virando, seja pra trocar de faixa, ou para entrar em uma rua, mesmo jogando a seta e indo devagar. As pessoas estão habituadas a uma ultrapassagem bem rente, quase te tocando, e não estão atentas aos seus movimentos.

Tome muito cuidado com carros, muitos desses motoristas possuem um complexo de superioridade por terem um carro, e além de dirigirem como se estivessem numa moto, nao estao nem ai.

Polícia

Respeite as leis!
Dirija com diligência, sem correr muito, e sem manobras bruscas e você nunca será incomodado.
A polícia pode ser bastante corrupta, mas a maioria das pessoas paradas simplesmente não quer admitir que cometeu uma infração por menor que seja.
Em 4 anos só fui parado uma única vez e nunca sofri um acidente.
Evite chamar atenção, existem policiais corruptos especializados em parar estrangeiros.
Mesmo que você esteja com tudo em dia, esses caras vão arranjar um jeito de te rapar. Vista-se de maneira semelhante ao povo, vestir uma máscara ajuda bastante.
Policiais geralmente estão em duplas ou grandes grupos e ficam parados na calçada.
Motos de modelos caros também chamam a atenção de policiais…
Se você for parado… coopere, e jamais tente fugir porque eles irão atrás, com motos maiores e mais possantes que a sua.

Motivos comuns para ser parado:

  • não dar a seta ao trocar de faixa
  • faróis apagados a noite
  • Lampadas ou retrovisores quebrados
  • alta velocidade (acima de 20 km/h perto da policia)
  • entrar na contra mao
  • Fazer zig zag

Combustivel

Postos de gasolina são facilmente encontrados, com bons preços. Se você for desatencioso e morrer no caminho, sempre existe um jeito de comprar um pouco e colocar numa garrafinha.

Manutençao

A maioria das oficinas de rua nao presta, os mecanicos nao fazem por mal, mas possuem pouco conhecimento formal.
Esses locais servem mais como um quebra galho para pequenos reparos.
E muito dificil de achar um mecânico de confiança, para realizar um trabalho mais sério, leve a sua moto a uma autorizada (ou ao seu mecanico de confianca).

Para encher o pneu, basta pagar algo como 2.000 vnd para qualquer cara com um compressor na rua. Nunca vi um posto de gasolina com compressor de ar gratuito como no Brasil.
Se seu pneu furar, esses caras serão a opção mais rápida para reparar a camara (nao troque a não ser que o estrago seja grande).
A maioria das oficinas também pode lavar sua moto.

Se voce pretende viajar pelas estradas, aqui vai o Guia prático do motociclista no Vietnam: Viagens