Japão
2018-11-03
Neste artigo abordo alguns pontos da continuação do estudo do idioma japonês sozinho, para complementar o estudo formal, ou por falta de um professor ou escola, ou para complementar o estudo formal. Deixarei aqui dicas de materiais, aplicativos, métodos … sobretudo, quero fomentar a sua curiosidade para um aprendizado mais proveitoso.
Minha primeira introdução formal ao idioma foi através do curso do Kumon, lá aprendi Hiragana e Katakana, alguns kanjis e um básico do sistema gramatical. Comecei a estudar aos 15 anos de idade, e aos 16 mudei para o Curso de Línguas Estrangeiras Oyama, em Curitiba, que me deu uma base muito boa tanto na construção do conhecimento gramatical como oral. Com o avanço pelas lições, o conteúdo se torna mais complexo (os Kanjis!), percebo então que preciso reestruturar meu método, seguir apenas as tarefas de casa não surtirá o resultado esperado.
Dificuldades de se estudar o idioma Japonês no Brasil
É natural que enfrentemos as dificuldades iniciais de se dedicar ao aprendizado de um idioma que não possui nenhuma deriva com a língua latina, as barreiras culturais e cognitivas, ligadas às diferenças de pensamento entre ambos os idiomas.
No Brasil possuímos uma óbvia desvantagem, com relação a Ásia: as distâncias.
Diferente de países como Vietnam e Korea, não possuímos acesso a intercâmbios ou programas de estudo com facilidade, e sabemos o quanto é caro e praticamente impossível (mas não impossível, relatarei em outro artigo) estudar o idioma no Japão por conta própria.
Na Ásia se estuda Japonês com motivações profissionais, já que empresas japonesas estão muito mais presentes, enquanto no Brasil, faz-se em grande parte motivando-se pela paixão, pois que as perspectivas de se utilizar o idioma no trabalho são bem menores. Não que a paixão seja algo negativo, pois pode ser a nossa grande aliada, o combustível de nossa perseverança para superar as dificuldades.
No Brasil, um entrevistador ouvia sobre meu conhecimento de língua japonesa, com curiosidade exótica, enquanto na Ásia, sente-se a admiração e o valor.
Tambem não é fácil, inicialmente, obter livros e publicações, apesar da internet.
Um Curso de Lingua Japonesa
Um curso de língua Japonesa pode ser a pedra fundamental, pois no início, sem uma base e boa orientação podemos cometer erros bobos que se transformam em hábitos, ao estudarmos sozinhos. É muito importante aprendermos a base do idioma, tal como a grafia correta dos caracteres (ordem de escrita ), pronúncia, etc.. Bons professores e um bom método lhe indicarão o caminho certo.
Além disso, o convívio com outros alunos, o oportunidade de praticar o idioma e a exposição a materiais e novidades são outros tantos benefícios de se frequentar um curso.
Mas o mais importante, em minha opinião, é como você reforça o que foi aprendido em casa. Já dei aulas de japonês e Ingles, e lhes digo que o professor não faz mágica. Ninguém aprende nada sem esforço, é preciso estudar.
Em Sala de Aula
O método pode variar de acordo com a escola de japonês.
Escolha uma escola que possua um método que esteja de acordo com seus objetivos e aptidões. E se você não puder escolher, tente balancear as desvantagens do método com o estudo em casa.
Aproveite bem a convivência com o seu professor, e dependendo da escola, tire proveito dos exercícios de conversação.
Geralmente escolas de japonês possuem uma biblioteca com livros, material didático e mangás. Explore o quanto for necessário!
Uma rotina de estudos
Estabeleça uma rotina, que pode ser muito simples. Você não precisa estudar longas horas, o importante é que se estude todos os dias.
Eu estudava kanji todos os dias pela manha antes do estagio, e de noitinha usando um programa de flash card. Frequentava o curso de japonês duas vezes por semana, procurava ler todos dias pelo menos duas paginas de livros / mangas.
Brincando e aprendendo
Mude sua rotina, volte o seu tempo livre, suas atividades de lazer e hobbies para o seu objetivo de estudo, assim fica mais facil absorver o conhecimento.
Veja filmes, animes, novelas, programas de tv, etc..
Eu costumava assistir a um ou dois episódios de anime durante todos os dias de semana, durante a faculdade.
Passei a anotar palavras que achava interessante, em um bloco de notas, e após um período de 15 dias, adicionava aquele vocabulário ao meu programa de estudos. Com o tempo assimilava aquelas palavras e as compreendia na proxima vez. Series de tv e animes geralmente abordam um assunto (ex:monstros, aventura espacial, cotidiano, trejeitos historicos), que possui um vocabulário em particular. Preste atenção nestes conjuntos de vocabulários para construir o seu repertorio.
Pense em japonês
Para se aprender uma língua é preciso entender um mínimo da cultura a qual se está relacionada, pois que muitos dos vícios e costumes estarão presentes na sua construção. Viva um pouco desta cultura, leia sobre folclore / história, ou mesmo sobre como é o cotidiano do japonês.
Faça suas anotações em japonês, quando tomar uma nota, faça-o, mesmo que erre, comece a construir sentenças durante o seu cotidiano.
Cultive o hábito de ouvir rádios japonesas, áudios, podcasts. Você não vai entender nada no início, mas com o tempo, estará habituado a ouvir as palavras e a pronúncia do idioma lhe soara naturalmente.
Habito de leitura
Estabeleça um hábito diário de leitura, mesmo que seja de algo bem simples: notícias, blogs, x páginas de um livro por dia. No início será um pouco doloroso, comece aos poucos, com leituras infantis, e quando alcançar um bom ritmo, aumente o volume da leitura. Sem o hábito da leitura, o progresso será muito mais lento. Outro ponto importante, é que a língua japonesa falada pode ser bem mais complexa que a escrita.
Leias artigos das suas áreas de interesse, vai ser difícil no início, você pode levar minutos para passar a primeira página, mas o importante é construir seu vocabulário.
Leia livros infantis e mangás inicialmente, livros e blogs e notícias conforme for avançando.
links:
ehonnavi
Site com livros infantis.
https://www.ehonnavi.net/browse_all/
Projeto Gutenberg
Seccao do projeto Gutenberg de literatura Japonesa.
https://www.gutenberg.org/browse/languages/ja#a36139
lhscan
Um site com mangas originais escaneados, você encontra todo o conteúdo em Japonês.
Faça amigos japoneses
Devo dizer que devo muito a meus amigos intercambistas que conheci no Brasil, sem eles, eu não teria praticado tudo que estudei, quanto a conversação. Conversar com nativos te ajudará a praticar sua pronúncia e o raciocínio da língua, além de aprender de uma maneira mais prática. Um dos problemas de se estudar japonês no Brasil, é que mesmo os professores nativos estão inseridos em nossa cultura. No Brasil, conversamos sempre de igual para igual, mudando apenas o tom de formalidade, enquanto no Japão existe uma hierarquia mais rigorosa. Tive que aprender isto na prática.
Vale a pena conhecer um pouco sobre a comunidade local nikkei, seus clubes, eventos e associações culturais.
Também existem sites próprios para se aprender idiomas com nativos, a distância.
Aprender japones não é fácil, mas não desista! Deixo aqui varias sugestões de aplicativos e materiais para estudo.
Ferramentas de estudo
Aplicativos
Anki
Em 2009, conheci tardiamente um aplicativo chamado Anki. Simplesmente revolucionou minha maneira de estudar, e multiplicou a eficiência nos resultados. O Anki é um programa de flash card, que basicamente simula a experiência dos tradicionais cartões de kanji. Ele também calcula o intervalo da próxima revisão do cartão, de acordo com a sua resposta, tudo isto baseado em estatísticas.
Baixe o Anki, e prepare um caderno somente para isto.
Crie um deck e comece adicionando vocabulário avulso, e com o tempo, insira-o em frases, com exemplos reais.
Sempre que você estudar uma carta, escreva o kanji no seu caderno várias vezes.
Um método muito mais eficiente do que escrever o mesmo kanji 100 vezes, e esquece-lo dali a alguns dias.
Duolinguo
Este é um aplicativo para smartphone/pc muito versátil, ótimo para aprender vocabulário, trabalha com a construção de sentenças de maneira intuitiva. Com uma interface bem simples e intuitiva, passa um número limitado de exercícios diários, lembrando um pouco a simplicidade do Anki.
https://www.duolingo.com/course/ja/en/Learn-Japanese-Online
Dicionários
Além de ter um bom dicionário tradicional, recomendo aplicativos para computador e celular, pela velocidade da consulta. Facilita bastante ter um aplicativo dicionário a mão na hora da leitura ou mesmo em sala de aula.
Rikai chan (Extensão de browser)
Basta colocar o mouse sobre uma palavra e um balão com o significado aparece automaticamente. A ferramenta mais pratica para leitura online que conheço.
Tangorin
Dicionário online
gSho (Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gshoapp
Imiwa?(Ios)
https://itunes.apple.com/us/app/imiwa-japanese-dictionary/id288499125?mt=8
Materiais didaticos
Neste site voce escolhe a de leitura de acordo com seu nivel: N1/ N2/N3/N4/N5
https://freejapanesebooks.com/