Guia prático do motociclista no Vietnam: Viagens!!!!

por

Vietnam

2019-01-14

Se você já maestra a difícil arte de dirigir em Saigon, você está preparado para a segunda e mais divertida de todas as lições, como viajar de moto pelo Vietnam.

*Para efeito dramático, vou me referir a todos os outros veículos maiores que uma moto, com o termo Elil, que significa “inimigo” no idioma fictício, da novela Watership Down de Richard Adams, já que na estrada, a moto e apenas um coelho, perto dos imensos caminhões e dos terríveis ônibus de viagem.

“All the world will be your enemy, Prince with a Thousand Enemies, and whenever they catch you, they will kill you. But first they must catch you, digger, listener, runner, prince with the swift warning. Be cunning and full of tricks and your people shall never be destroyed.”

Watership Down, 1972 Richard Adams

Traduçao livre:

Todo o mundo será seu inimigo, Príncipe com Mil Inimigos, e sempre que eles te pegarem, eles te matarão. Mas primeiro eles devem pegá-lo, escavador, ouvinte, corredor, príncipe atento. Seja esperto e cheio de truques e seu povo nunca será destruído.”

 

 

Escolhendo uma Motocicleta

Escolha uma moto com potência razoável, a partir de 110cc, com um bom bagageiro. Motos manuais são bacanas em estradas, pois você terá que parar muito menos por conta de congestionamentos e alguns modelos consomem menos gasolina que as motos automaticas.
Uma moto semi automática é o ideal. Escolha uma máquina que esteja em boas condições e em dia com a manutenção. Se for viajar em duas pessoas, prefira viajar em uma moto só, você terá um copiloto e navegador, facilitando detalhes de rotas e espiando os possíveis perigos.

Equipamentos

Capacete com visor
Dirigir após o pôr do sol no interior pode ser uma dor de cabeça, ja que voce vai acabar acertando vários insetos com a sua cabeça, e pode ficar cego momentaneamente. Escolha bem seu visor, de preferência algum que não gere muito reflexo com luzes e nao atrapalhe sua visão.

Oculos
Um bom óculos escuro para proteger a vista do sol de de poeira.
Cachecol ou mascara
Para proteger-se da poluição e da poeira da estrada.

Bagageiro
O Interno ou externo está bom. Tenha cuidado ao amarrar a bagagem, para que o elástico não se solte e se prenda nas rodas. Evite encostar qualquer material no escapamento.

Vestimentas
Calças e uma jaqueta de manga comprida, calçados de sola grossa, e luvas de dedo.

Acessorios

-capa de chuva
-Relogio de pulso
-Bussola
-Tranca, corrente e cadeado ou trava de seguranca
-Kit de basico ferramentas

-Bomba de pneu portatil

Oficinas e Manutenção

Faça uma boa revisão antes de uma longa viagem, verifique o óleo, setas, faróis e pneus. É difícil encontrar mecânicos que entendam o conceito da “revisão”, muitos não entendem porque você levou a moto até eles se não há nenhum problema.

Durante a viagem, existem muitas oficinas de beira de estrada ou mecânicos pelas cidades do interior. Recomendo uma motocicleta de modelo relativamente novo e simples, pois em caso de alguma pane, fica fácil de trocar as peças.

A estrada

A maioria das estradas possui espaço apenas para uma faixa de veículos grandes e uma faixa para motocicletas (1 faixa e meia) sem pista dupla, com algumas estradas principais amplas e com divisão entre as pistas. Motos não pagam pedágio.
O limite de velocidade geralmente é 60km/h. Evite correr acima dos 70km/h se a pista não estiver livre, pois existe pouco espaço e ninguém vai abrir caminho para uma moto, no Vietnam existe muita gente desatenta que pode fazer pequenas manobras bruscas, dirigindo rápido você terá menos tempo para desviar.
Em geral é muito mais simples pilotar na estrada do que na cidade, pois você só tem que prestar atenção em toda a dianteira e nos veículos que virão na sua pista por trás.
Tenha sempre em mente a regra de não fazer manobras bruscas quando tiver muitos motociclistas na pista. Jogue sempre a seta, se for necessário aponte com a mão e buzine.

Quoc Lo, as rodovias federais.


Evite viajar pelas QL, apesar de possuírem uma estrutura melhor, como mais espaço e uma pista mais conservada, costumam ser bastante movimentadas, cheias de elis. São também bastante feias, com bastante poluição devido aos constantes engarrafamentos perto de grandes cidades.

Estradas de interior


Sao geralmente pavimentadas, com alguns poucos trechos de terra. Prefiro estas estradas pois são menos movimentadas, com raros caminhões e poucos ônibus. São mais bonitas, cheias de natureza. Costumo dizer que quando se viaja de ônibus / avião / navio, a viagem de verdade só começa quando chegamos no destino, mas viajar de moto já tem graça pelo ato em si.
Algumas vezes você terá que pegar um ferry-boat para cruzar rios, principalmente na região do Mekong e seus afluentes. Nao ha nenhum detalhe especial, aproveite para apreciar a vista.

O grande problema de se viajar no Vietnam é que grande parte dos povoamentos recentes surgiram em torno de estradas, o fluxo acelerado das vias tem que parar constantemente para acompanhar o ritmo dessas pequenas cidades. Você terá que frear o ritmo de vez em quando, quando a estrada cortar alguma região urbana. Existe uma sinalização, uma placa com um ícone de prédios, que indica toda vez que você entrar ou sair em uma cidade. Não é incomum que se cruze um mercado, nesses lugares as pessoas costumam ocupar parte da pista com barracas e produtos. Muitas pessoas que estão fazendo compras não estão atentas ao tráfego e simplesmente ficam paradas de costas na estrada. Reduza a velocidade e o seu ritmo.

Postos de gasolina


Em geral, não é difícil encontrar lugares para reabastecer. Em regiões remotos como as montanhas do norte, existem poucos postos, você terá que abastecer em biroscas locais, que possuem uma pequena bomba manual de gasolina. Em alguns locais no interior a gasolina é vendida em galões. Fique sempre ligado no seu tanque, para nunca ficar sem combustível no meio do nada.

Dirigindo a noite.

Evite dirigir a noite, so faca isso se realmente for necessario. Verifique se todas as luzes e faróis estão funcionando e buzine muito. Mesmo assim você estará em desvantagem, algumas estradas são mal iluminadas e a noite os ônibus e vans fazem ainda mais barberadas. Lembre-se de usar o visor ou óculos, para evitar os insetos na sua vista. Existem muitos motéis (nhà nghỉ) no interior, por ótimos preços e bastante limpos. Alguns destes estabelecimentos pedem que você guarde sua moto dentro do quarto, por questões de segurança. Vale mais a pena passar a noite num lugar desses e partir ao nascer do sol, do que se arriscar pela escuridão.

Perigos

Onibus/ Caminhoes/ Carros na contra mão
Como existe muito pouco espaço, é comum motoristas ultrapassam ou dar uma esticada pela contra mão. Como motoqueiro existe uma regra básica que precisa ser mantido a todo custo:
Acompanhe pelo retrovisor o tráfego traseiro, para evitar colisões com veículos maiores, e sempre observe se algum elil está vindo pela frente e ira tentar uma ultrapassagem bem na sua pista.

Mantenha-se sempre na sua pista, e lembre-se que muitas vezes você terá que usar o acostamento para evitar veículos em suas violentas ultrapassagens, por tanto esteja sempre esperto.
Eu só uso a pista da esquerda quando a estrada está realmente vazia.
Nunca fique na frente de um Elil, ele vai buzinar e quer que você saia da frente, provavelmente vai se impor de maneira agressiva.

O Elil

Caminhoes
Apesar de serem os maiores veículos, são os que geralmente mais respeitam as regras, talvez pelo seu peso e pela constante fiscalização. Evitam ultrapassagens arriscadas e não passam dos 60 km/h. É claro que existem exceções. Evite ficar perto de caminhos, seja pela traseira ou dianteira, são pesados, por tanto difíceis de serem parados ou manobrados em caso de emergência, e estão cheios de pontos cegos para o seu motorista. Uma pequena carga que caia de um caminhão pode fazer um grande estrago a um motociclista.

Onibus
Costumam correr um pouco acima do limite de velocidade e às vezes pegam os infames 100km/h. É muito comum que ultrapassem pela contramão. Geralmente possuem uma buzina estridente, de repetição, quase como uma corneta. Podem ser tranquilos como também podem ser extremamente agressivos.
Lembro de um amigo japonês comentar a respeito de um ônibus roxo: aquele cara é um psicopata, já matou alguém.

As Vans
Estes são os piores inimigos do motoqueiro. Costumam andar acima dos 80km/h, não incomum chegarem aos 100km/h, estão sempre cortando e ultrapassando pela contramão e seus motoristas dirigem como se estivessem pilotando uma motocicleta furiosa.
Fique bem longe deste elil, e bastante atento a quando surgirem à vista.

Carros
Em geral, os carros no Vietnam são SUVs, 4×4, que são terríveis para cidades por consumirem mais combustível e ocuparem mais espaço, mas são preferidos por questão de status. Vão se comportar tão mal como se comportam nas cidades, com desprezo por motociclistas, e com eventuais ultrapassagens na contramão.

As outras motocicletas
Em geral encontra-se o mesmo tipo de comportamento que nas cidades. Você também encontrará fazendeiros transportando animais em gaiolas, frutas e outras cargas. Ultimamente os jovens estão viajando como hobby, tornou-se comum ver estes grupos, geralmente bem equipados com caneleiras e coletes brilhantes. São a melhor companhia.
Tome cuidado com gente irresponsável, que nao da a minima para caminhões e vem costurando tudo por simples prazer.

*Na cidade, existe um tipo de jovem, costumam dirigir sem capacete, possuem cabelo raspado pelos lados, geralmente pilotam um honda dream sem o escudo, e vestem-se de forma muito semelhante. Esses caras geralmente pilotam muito mal, e costumam fazer merda no trânsito. Sim, você também vai encontrá-los pela estrada.

Polícia rodoviária
Nossos velhos e amados amigos de amarelo também estarão presentes em nossas viagens.
Evite viajar de rosto descoberto, pois assim você chama a atenção para policiais corruptos que querem extorquir dinheiro de estrangeiros e turistas. Muitos policiais adotam posições ocultas para surpreender motoristas incautos.
Quando viajei para Mui Ne, li na internet a respeito de um famoso ponto onde policiais esperavam turistas estrangeiros, posicionados logo atrás de uma curva, ocultos pela vegetação.
Acontece que me deparei com estes policiais, mas estava vestido com máscara e trajes semelhantes a um Vietnamita local, não chamei atençao e nao fui parado.
Respeite o limite de velocidade e evite fazer manobras arriscadas assim dificilmente te pararão.