Porquê viver no Japão?

por

Japão

2019-05-20

Damos por nós a viver a nossa vida de forma atarefada, stressada e sem tempo para fazer o que realmente gostamos.

Por mero acaso damos por nós a ver Anime ou um outro qualquer vídeo com o mais belo e puro do quotidiano Japonês.

As imagens parecem transportar-nos para um mundo calmo, embora desconhecido, fora do comum, mas de certa forma acolhedor e tentador.

Começamos a interessar-nos um pouco mais pela cultura, pelas tradições, pela comida, roupas, artes marciais, estilo de vida e pela língua deste País.

E a pouco e pouco damos por nós a pensar: “E se eu decidi-se viver no Japão, trocando esta minha vida tão difícil por algo que parece ser tão puro?”

O sentimento cresce devagar dentro de nós, quase sem se revelar, mas nota-se na forma como já sabemos algumas palavras ou expressões em japonês, e nos comentários que fazemos em algumas das nossas conversas com amigos.

Até que um momento chega em que decidimos considerar essa decisão como realmente possível e encaramo-la de forma mais séria.

Mas nesse instante diversas dúvidas surgem… “Se eu for viver para o Japão, que trabalho vou encontrar? Como é que aprendo a língua? Que amizades vou conseguir fazer? Que sites me podem ajudar?”

Damos início à nossa pesquisa pela Web, e, no meio de vasta informação, damos por nós a ler um artigo entitulado “Porquê viver no Japão?”, escrito por um Português, de 29 anos, que vive há quase 3 no Japão e que decidiu partilhar um pouco da sua experiência e simplesmente tentar ajudar.

Eu não sei que motivos tens para querer viver no Japão. Se é pela possibilidade de um melhor salário, de uma vida mais segura, pela aventura, pelo Anime, pelas tradições, o que for… Mas quero partilhar contigo duas perspectivas sobre essa “mudança de vida”.

Primeiro, quero partilhar que acredito que, antes de vivermos em qualquer local fisíco neste mundo, vivemos primeiramente dentro das nossas cabeças. Quero com isto dizer que, se temos uma perspectiva negativa sobre as pessoas, sobre o governo, sobre o clima, sobre a economia, sobre o quer que seja, mudar de país sem mudar o nosso interior, a longo prazo, não nos fará sentir a viver num sítio diferente. Acredito que é necessário primeiramente abrirmos a nossa mente; e tentar perceber de que modo a nossa perspectiva sobre o mundo pode ser diferente, e de que modo essa nova perspectiva nos pode ajudar a crescer muito para além dos limites que mentalmente impomos a nós próprios.

Em Segundo, acredito que mudar de país levando connosco uma enorme confiança de que podemos de facto mudar a nossa vida para algo muito melhor seja um conceito excelente! Porque damos a nós próprios a possibilidade de recomeçar. E quando recomeçamos tudo é possível. Acredito que se tivermos confiança em nós próprios, se decidirmos encarar os desafios, não como problemas, mas simplesmente como obstáculos que nos farão tornar em pessoas melhores, mesmos os mais difíceis, e se tivermos a coragem de não desistir até alcançar os nossos sonhos, então sim, mudar de país, ou mudar um hábito ou o quer que seja pode ser uma porta fantástica para uma vida cheia – uma caminhada inesquecível pela vida.

Peço desculpa por não responder a nenhuma das perguntas práticas que possas ter sobre viver no Japão, mas deixo-te com esta pergunta: Porquê viver no Japão? O que é que realmente queres mudar na tua vida?

Acredito que mudamos a nossa vida no instante em que abrimos a nossa mente e mudamos as nossas crenças, a nossa visão sobre o mundo, e aquilo em que acreditamos.

Espero no entanto ter conseguido ajudar a iniciar um processo de reflexão mais profunda e honesta sobre o que realmente queres na tua vida. E termino partilhando o seguinte:

Viveremos sempre com as decisões que fazemos, muitas delas não são fáceis, mas moldam o nosso caminho, e seremos sempre nós a moldar o nosso caminho e a poder melhorar a vida daqueles que se cruzam connosco.

Gonçalo Marques