Japão
2018-10-04
A instabilidade política, cultural e as próprias mudanças da sociedade japonesa decorrentes do conflito entre os Taira e os Minamoto construíram um cenário propício para o desenvolvimento de um fervor religioso no Japão semelhante ao que ocorria na Europa Medieval com uma certa visão pessimista e negativa centrada na decadência da cidade de Kyoto, por exemplo. Entretanto o nascimento e difusão do Budismos e seitas religiosas também possui causas positivas como a atração exercida pelo modo de vida ascético do Budismo sobre os bushi, servindo como base na educação cultural e moral das diversas castas japonesas, e em especial diminuindo o caráter iletrado da classe militar dominante. Enfim, a religião deu a energia que o país precisava para se desenvolver culturalmente.
No século XIII o Budismo já estava difundido em todas as esferas sociais japonesas, pois trazia uma nova concepção de salvação, uma concepção que mostrava que todos podiam ser salvos, isso foi possível principalmente pois as novas seitas nasciam e se desenvolviam nos contextos específicos em que seriam postas em prática, e muitos de seus líderes vinham, inclusive, de origem humilde.As idéias religiosas não nasceram no período Kamakura, mas foi nesta época que os principais ensinamentos conseguiram atravessar as barreiras do isolamento dos pequenos grupos ou do preconceito dos grandes monastérios que selecionavam quem podia ou não ter acesso às doutrinas.
Isso começou com Hônen Shônin (1133- 1212) fundador da seita Terra Pura (Jôdo), para quem a salvação era atingida pela fé incondicional no buda original, que qualquer um podia possuir entoando com sinceridade o nenbustu, vivendo o nenbustu. As antigas seitas não gostaram dessa popularização e logo Hônen se viu exilado de Kyôto. Seu discípulo Shinran deu um novo passo ao pregar que não havia necessidade de monastérios, bastava chamar pelo nome de Amida, mesmo vivendo uma vida basicamente secular. De seus ensinamentos surgiu a seita Shin Jôdo. Com uma postura mais agressiva surgiu a seita de Lótus (Hokke) fundada por Nichiren em 1253, acreditando ser o seu caminho o único que levava a salvação para o individuo e para a nação atacou outras seitas e denunciou seus líderes, criticando o próprio shogunato e prevendo invasões estrangeiras e desastres. Foi o mais militante e nacionalistas dos grupos budistas.
Inicialmente, podemos perceber que há certas semelhanças com o cristianismo no budismo japonês, a começar pela crença numa única divindade, Amida. Outra semelhança é a forma como a religião passou a se inserir na esfera política, em especial pelos Ikkô que se organizaram politicamente de forma a se auto governar e se proteger dos autoriadades superiores, chegando, no século XV a dominar pela força as províncias de Kaga e Noto, bem como tomaram o castelo de Osaka e resistiram aos mais poderosos exércitos do Sengoku.