Japão
2020-05-16
Acompanhe a batalha do lendário samurai Miyamoto Musashi, contra seu maior inimigo!
Musashi: – Mestre! Como posso derrotar o Covid com minha espada?
Mestre: – O Covid é um vírus, como você pode matar algo que não está vivo rapaz?
O vírus não é um ser vivo, e portanto, não é capaz de se multiplicar nos alimentos, como fazem as bactérias. Vírus precisam infectar células para se replicar. O alimento ou sua embalagem são apenas veículos, ou seja, podem ter a superfície contaminada caso tenham sido manipulados por alguém com a doença, assim como uma maçaneta de porta ou qualquer outro objeto…
O Corona Vírus possui uma camada de gordura em formato de coroa, que lhe protege, se a desmanchamos o vírus pode ser destruído.
Musashi: – Me ensine mestre! Que técnica ancestral devo usar?
Mestre: – O povo japonês vem usando essas técnicas a muito tempo!
Conhecendo o inimigo
Sintomas mais comuns:
-febre
-tosse seca
-cansaço
Sintomas menos comuns:
-dores e dores
-dor de garganta
-diarréia
-conjuntivite
-dor de cabeça
-perda de paladar ou olfato
-erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
Sintomas graves:
dificuldade em respirar ou falta de ar
dor ou pressão no peito
perda de fala ou movimento
*Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de visitar seu médico ou posto de saúde.
*Pessoas com sintomas leves que são saudáveis devem administrar seus sintomas em casa.
*Em média, leva de cinco a seis dias a partir da data em que alguém está infectado com o vírus para que os sintomas apareçam, no entanto, pode levar até 14 dias.
Fonte: OMS
Como se transmite?
O vírus é transmitido pelo contato direto com infectados ou pelo ar.
Quando alguém com covid19 tosse, as partículas podem ficar no ar por ate 3 horas. O vírus pode se espalhar até pela fala de alguém infectado.
Como lutar contra o Corona Vírus?
Países asiáticos como o Japão, apresentaram uma taxa de contágio menor, o uso de máscaras já estava inserido no cotidiano a muito tempo. Nesses paises o contato direto entre as pessoas (apertos de mão, beijos e abraços) também é menor.
Aqui vão algumas dicas do nosso Samurai.
Lavar as mãos
Lave as mãos constantemente.
Alcool gel pode ser muito eficiente, mas se estiver em falta o bom e velho sabão ja da um jeito.
Máscaras
Não saia na rua sem máscara. Mesmo a máscara de tecido vai lhe proteger mais que estar sem nenhuma.A máscara não serve apenas para te proteger, mas principalmente as outras pessoas. Quando uma pessoa fala, gotículas imperceptíveis de saliva ficam no ar. Muitas pessoas podem estar contaminadas e nem sabem, mas se estiverem usando máscara, as chances de contaminarem os outros será bem menor.
As melhores máscaras são as de classificação N95 (filtram 95% das partículas do ar), porem são as mais difíceis de se encontrar.
Quanto as máscaras artesanais de pano, ainda não tiveram o impacto de seu uso testado, a OMS não é contra nem a favor de seu uso, mas sabe-se que podem oferecer menor proteção que uma máscara cirúrgica.
Embora não ofereçam grande proteção, as máscaras cirúrgica são o modelo mais fácil de ser encontrado.
Evite tocar o rosto durante seu uso.
Evite ambientes públicos
Evite aglomerações, eventos, shows, feiras. Se for realmente necessário passar por estes ambientes, proteja-se ao máximo, evitando o contato com outras pessoas, seguindo regras básicas de distanciamento social:
-Uso de máscara;
-Evitar tocar em objetos e outras superfícies desnecessariamente;
-Manter uma distância de no mínimo 2 metros (muitas vezes insuficiente, conforme apontam estudos)
-Evitar ambientes pouco arejados
E lave bem suas mãos!
Compras
Se possível opte por fazer as compras Online ou por telefone, mas se a ida ao supermercado for realmente inevitável, siga as regras do distanciamento social.
E como lhe dar com as compras em casa?
Ao chegar em casa, jogue imediatamente as sacolas de compras fora.
Separe um espaço isolado, como um tanque ou uma bacia.
Lave bem todas as embalagens com sabão antes de estocar os produtos.
E como fazer com a salada?
Jogue fora as folhas externas e prepare uma solução de água com uma colher de água vinagre (1 colher/ litro), lave legumes e verduras antes de guardá-los.
Chegando em casa
Faca como um samurai, crie o habito de tiras os calçados antes de entrar em casa e deixe-os na entrada de casa, depois da porta. Se possível, use pantufas ou chinelos e retire-os antes de entrar no seu quarto. Quando chegar em casa, não use nem a máscara, e nem as roupas que você usou na rua (lave-as).
Dinheiro
O dinheiro é um objeto sujo, que foi manipulado por muitas pessoas antes de chegar até as suas mãos. Após manuseá-lo, guarde-o bem fundo em sua carteira e lave suas mãos.
Paciência
De quarentena ou não, tão importante quanto a sua saúde física, será manter-se equilibrado e com seu psicológico saudável.
Mantenha a calma. Se você ainda tem que sair para trabalhar, procure manter o protocolo e agir com calma, tomando todos os cuidados pertinentes, como por exemplo o uso de máscaras em ambientes públicos inclusive no transporte coletivo. Evite expor-se de mais as noticias do corona, claro, sem ignorar a realidade.
Encontrando outras pessoas
Como Cumprimentar?
Evite aperto de mãos, beijos e abraços, faça como como um samurai:
Sempre de mascara!
Contato com idosos e o grupo de risco
Evite o contato com indivíduos pertencentes ao grupo de risco.
Portadores de doenças crônicas como asma, diabetes e hipertensão, indivíduos acima de 60 anos são os mais propensos a ter complicações e morrer de Covid-19. Muitas pessoas infectadas acabam não desenvolvendo fortes sintomas, portanto voce pode acabar infectando alguem sem querer!
De Quarentena
Exercícios
Se você não tem o habito de se exercitar, evite ficar parado em casa, existem várias maneiras de se exercitar, alongamentos, flexões e até yoga. Existem aulas grátis online no YouTube e em diversos aplicativos.
Hobbys e lazer
Se você está parado, este e um bom tempo para praticar um hobby e distrair-se, talvez tentar algo que você nunca fez antes. Várias plataformas estão oferecendo cursos grátis, informe-se e ocupe sua mente.
Mantenha sua cabeça ocupada com atividades saudáveis de lazer. Jogos, filmes ou a leitura de um bom livro vão te distrair e ajudam a manter seu psicológico.
Converse!
Ligue para seus velhos amigos de infância, familiares, ou aquele amigo que não você vê a muito tempo. Dar uma boa risada com as pessoas que voce gosta te fará muito bem!
Trabalhando de casa
Se você tiver que trabalhar em casa, mantenha uma rotina organizada. Com toda a tecnologia atual existem muitas ferramentas virtuais que lhe auxiliarão a manter um bom desempenho, longe do escritório, desde aplicativos de gerência de tarefas até vídeo hang-outs. Aqui vão algumas dicas:
Aplicativo de chat para empresas:
Aplicativo de gerência de projeto:
Hang-outs:
Alimentação
Uma boa alimentação é uma das bases para manter sua imunidade firme.
-couve, brócolis espinafre são ótimas fontes de vitamina E;
-frutas cítricas, como limão, laranja e abacaxi;
-alimentos ricos em zinco como feijão, lentilha, castanhas, carnes, cereais integrais, sementes;
-salmão, sardinha, atum ( ricos em Ômega 3);
-frutas e legumes como abóbora, beterraba, cenoura;
-gengibre, cebola e alho possuem propriedades antibacterianas, não são uma prevenção direta contra o vírus, mas aumentam as defesas do organismo;
Mantenha-se bem informado
Em tempos de crise, é comum encontrar notícias falsas, boatos e teorias da conspiração. Procure manter-se informado através de boas fontes, como órgãos do governo e organizações de saúde. Leia mais de um portal de notícia e cheque sempre as fontes. Não caia em boatos, isso pode custar sua vida.
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019
Limpeza de casa
A higiene sempre foi importante para evitar o contágio de doenças. Mantenha sempre sua cozinha e banheiros limpos, limpe maçanetas e outras superfícies que se tem contato constante.
Cuidar de si é sua grande responsabilidade, não é apenas a sua saúde que está em jogo, mas a das pessoas que você ama. Faça sua parte como um samurai, com disciplina e bom discernimento. Boa sorte!
Colaboradores:
Tais Afonso Maros
Fontes: