O início de uma jornada

por

Asia

2018-10-04

Meu nome é Fernando Eiras, atualmente moro em Nagoya, Japão, criei este projeto para dividir minha jornada e ajudar pessoas, que sonham em um dia estudar ou trabalhar no Japão ou em outros países da Asia.

Minha jornada possui um inicio não incomum como o de muitos jovens brasileiros, mas ja os meus caminhos, estes foram sim atípicos. Como muitos, minha paixão pela cultua japonesa nasceu dos quadrinhos e dos animes. Sempre gostei muito também de historia e mitologia do mundo antigo, e quando fui introduzido as lendas japonesas, fiquei fascinado. Com o tempo, me vi com uma angustia, eu não era mais apenas um fã de cultura pop, mas precisava fazer parte de tudo aquilo.

Comecei a estudar o idioma aos meus 14 anos, no Kumon, e posteriormente me tornei aluno da escola Oyama. Aos meus 15 anos, meu plano de vida era fazer vestibular para desenho industrial, em uma universidade que tivesse algum convenio com o Japão, e me preparar para a prova de mestrado do governo Japones, o Mobukagakusho, me graduar em uma universidade japonesa, e seguir carreira.

Mal sabia eu que minha jornada seria completamente diferente…

O meu objetivo com este projeto, é ajudar todos aqueles que possuírem tantas duvidas e angustias como eu já possui um dia. Também quero lhes mostrar que o Japão/Asia, podem ser muito diferentes do que você pensa! Você já ouviu falar em Confucionismo, Tatemae, Shinsotsu?

Também quero passar preciosas dicas de estudos, que me teriam sido muito uteis desde cedo.

É claro que também trarei bastante material aos curiosos e sedentos de aventura!

Como começar?

Sente, ou simplesmente caminhe, e respire fundo, porque a estrada pode ser longa. O seu ponto de inicio pode ser diferente, dependendo de sua idade. O que você quer? Onde você quer chegar?

Qual o seu foco?

Quanto ao meu primeiro conselho, seja la onde for que voce queira chegar, não se prenda jamais, somente a este objetivo.
Seja bastante racional e coerente na hora de tecer as ideias que serão o cerne de seu plano.
Você precisará de um plano que poderá lhe trazer frutos onde quer que você esteja. Não foque todas as suas energias no seu objetivo maior, seja versátil e esteja sempre aberto a outras ideias.

Conheci muitos jovens que fizeram uma faculdade de língua japonesa, pois seu objetivo era morar no Japão. Mas se depararam então com um mercado brasileiro escasso, e um tremendo despreparo para tentar qualquer uma das bolsas do governo Japonês. Você não precisa nem mesmo saber japonês para passar no mestrado, tendo um bom conhecimento em Inglês. O mais importanteé ter um plano coerente.
Você não precisa seguir uma carreira acadêmica ou mesmo uma uma bolsa de estudos, para vir para cá. Existem outros meios.

Diferenciais

Depois de estabelecer as suas prioridades, pense em pontos que podem ser seus diferenciais. Quais conhecimentos podem te ajudar, quais cursos você precisara fazer?

 

Sonhe!

Ao longo da sua jornada , você encontrara muitas dificuldades, é
claro, e são nestes momentos em que você precisará retomar a energia do seu sonho, “jamais desista”, é algo clichê….mas jamais desista! Erre quantas vezes for preciso, reprove, falhe, mas lembre-se sempre que você possui um objetivo.