Japão
2018-10-11
Em setembro de 2015 o Grupo de teatro Kanze de Tóquio visitou o Brasil, e apresentou no Teatro Guaíra em Curitiba, uma sequência de 3 peças de Teatro Noh: Tsuchigumo, Hagoromo e Konburi. Sendo o Noh carregado de metáforas, e de conteúdo de tradução muito complexa, fui contratado para representar o programa dessas peças através de manga, para facilitar a sua apreciação.
O Teatro Noh 能
Uma das artes cênicas que mais preservou sua forma tradicional desde os tempos medievais, o Noh é o teatro clássico japonês. Teve forte desenvolvimento durante XIV, pelos mestres Kan’ami e Zeami foi amplamente patrocinado pelos grandes senhores feudais.
Protagonizado por um ator (o shite) e outros atores, o grupo é composto por um coro de cantores, flautistas e tamborins. O figurino é elaborado, geralmente com várias camadas de kimonos, destacam-se as máscaras que podem representar demônios, idosos, mulheres, guerreiros, etc..
O palco também é peculiar, construído de maneira a servir cada etapa da peça, decorado geralmente um painel com a pintura de um pinheiro ancião ao centro.
A performance segue um ritmo quase ritualístico, geralmente dancas com um leque performadas pelo shite. Os temas abordam lendas, estorias sobre herois, espiritos e deuses.
O programa de Noh geralmente e intercalado por um número comico, o kyōgen.
Tsuchigumo 土蜘蛛
Minamoto no Raikō
O lendário Minamoto no Raikō (948 – 1021) era o chefe do clã Genji no período médio Heian. Aparece em muitas lendas como um caçador de demônios, porém, nesta peça, são seus Quatro Grandes Guerreiros (Watanabe no Tsuna, Sakata no Kintoki, Usui no Sadamitsu, Urabe no Suetake) que desempenham o papel. A origem da lenda de Raikō parece derivar das histórias de grandes espadas herdadas pelo clã Genji.
Este peça de teatro é dividida entre três papéis principais: o shite, que executa a aranha; Raikō e Hitorimusha, que é o personagem principal no assassinato do monstro.
O termo tsuchigumo (土蜘蛛) traduzido literalmente como aranha de chão, refere-se aos terríveis monstros em forma de aranha que habitavam o Japão lendário, porém historicamente designava elementos ou etnias que não haviam prestado juramento ao Imperador, clãs rebeldes, grupos marginais a sociedade japonesa pré kamakura. Portanto a peça do teatro Noh deve ser apreciada tendo em mente seu forte valor metafórico.